domingo, 21 de fevereiro de 2016

Introdução à microbiologia.

Quando pensamos em microbiologia, vem logo em nossa mente que estes são micróbios com estrutura horrenda, que só causa o mal aonde está presente, que são seres desprezíveis porque causam doenças e que não podemos ver a olho nu de tão pequeninos que são (micro).
Nossos pensamentos estão limitados por aquilo que acompanhamos em noticiários e na mídia em geral, contudo estes seres pequenos possui uma grande importância para o meio em que vivemos, seria impossível a vida na terra sem a presença deles, vamos ver algumas contribuições deste minúsculos seres, para o equilíbrio do ambiente em que vivemos?
  • Existem certas bactérias que absorvem o nitrogênio do ar, ajudando, com isso, certos tipos de plantas a crescer.
  • Em parceria com os fungos, degradam plantas mortas , resíduos de esgotos, restos alimentares e óleos de derramamentos.
  • Existem bactérias que são utilizadas nas indústrias de alimentos, na produção de drogas úteis ao homem (antibióticos) e ao ambiente.  
É bom lembrar que nem sempre são nocivas, ou seja, que provocam danos ao homem, apenas uma pequena porcentagem é patogênica (causa doenças). Boa parte delas, na verdade, irá melhorar a qualidade de vida na Terra através da reciclagem de matéria, dando sustentação a muitos processos vitais que todos os organismos realizam. Podemos dizer que a terra é o que é devido à ação dos microrganismos. É por isso que o estudo da Microbiologia é importante. 

Referência:
LENZI, Mara Rúbia. Microbiologia. Indaial, Grupo Uniasselvi, 2010.

Um comentário: